Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

Date:

Share post:

Em um importante momento para o varejo, as redes sociais passaram a ir além de sua finalidade primária. De acordo com pesquisa da plataforma de e-commerce Nuvemshop, os pequenos e médios e-commerce do Brasil tem nas redes sociais uma vitrine de produto e o principal canal de contato com o consumidor. Segundo dados da NuvemCommerce, 97% dos lojistas desse mercado estão ativos em ao menos uma das plataformas digitais e 50% as utilizam como local de vendas diretas, com o Instagram sendo a rede mais usada para criar conteúdo e divulgar a marca (95%).

“Estar nas redes sociais é fundamental para qualquer negócio hoje em dia; é um complemento para o site, que é sua plataforma principal e onde você converte clientes. Os consumidores buscam autenticidade, estilo similar ao seu e conexão. Por isso, as redes não servem apenas como uma vitrine para o consumidor apreciar detalhes dos produtos e os imaginar com precisão, mas também para acompanhar a marca de forma mais próxima, consumindo conteúdos como vídeos, bastidores e lives para se sentir próximo de quem fabrica as peças que irão ditar seu estilo”, afirma Priscilla Ferraz, gerente de vendas na Nuvemshop.

Em relação à utilização das plataformas, após o Instagram, vêm o WhatsApp, com canais de transmissão de descontos e novidades, e o Facebook que ainda possui relevância por conta de sua central de anúncios de grande alcance e pelo alto envolvimento do público com contas comerciais. Ambas as plataformas são usadas por 59% dos empreendedores.

O TikTok, que recentemente anunciou a chegada do TikTok Shop ao Brasil, está em ascensão e já é utilizado por 35% dos lojistas. “O impacto do TikTok no consumo se deve à natureza do aplicativo de ditar tendências pessoais. Com a chegada do TikTok Shop, a aderência à plataforma deve aumentar consideravelmente, pois a facilidade e experiência do usuário podem gerar crescimento considerado na taxa de vendas”, adiciona Priscilla. YouTube (15%) e Pinterest (14%) aparecem em seguida.

Quando o assunto é a divulgação nas redes sociais, além de produção de conteúdo próprio, os lojistas também apostam em parceria com influenciadores. Contudo, essa estratégia de marketing ainda tem muito potencial para crescimento nas PMEs: 18% não trabalharam com influenciadores anteriormente, mas pretendem iniciar neste ano. A principal escolha dos que atuam com influenciadores é a permuta – envio de produtos da loja virtual em troca de divulgação (20%).

 

Fonte: https://mercadoeconsumo.com.br/21/07/2025/ecommerce/instagram-e-a-grande-vitrine-do-varejo-online-no-brasil-segundo-pesquisa/ 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Related articles

Governo de SP abre inscrições para missões internacionais do CreativeSP em 2026

Estado lança novo ciclo de seleção contínua para empresas e instituições que buscam expandir sua atuação no cenário...

Secretaria de Agricultura de SP celebra vencedores do Brasil Selection by Concours Mondial de Bruxelles

A cerimônia contou com palestras sobre o setor e a assinatura do termo de cooperação entre a SAA...

Delegação alemã busca parceiros para cooperação na área de energia renovável

Em reunião com a FAPESP, representantes do governo e de centros de pesquisa de universidades alemãs buscaram informações...

Governo devolve tributos a pequenas empresas exportadoras

O Programa Acredita Exportação garante a devolução de parte dos valores pagos ao longo da confecção dos produtos...