Governo de SP avança mais de 90% em obras da Linha 17-Ouro

Date:

Share post:

Prevista para março de 2026, linha já conta com cinco trens em São Paulo e recebeu uma vistoria do governador Tarcísio de Freitas nesta quarta-feira (8)

O governador Tarcísio de Freitas fez uma visita técnica às obras da Linha 17-Ouro nesta quarta-feira (8), conferindo o avanço de sua construção, que ultrapassou 90% de conclusão. Retomada no início da atual gestão, a linha que vai ligar o aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos também já conta com cinco trens em testes para compor a frota que vai iniciar a operação até março de 2026.

“As obras estão andando super bem, estamos andando dentro do planejado. Em março próximo vamos iniciar a operação assistida, já com passageiros. E, no segundo semestre do ano que vem, vamos dar início à operação comercial. A chegada dessa linha vai melhorar o dia a dia dos moradores da zona sul da capital e dos passageiros que partem ou chegam à cidade pelo Aeroporto de Congonhas. É mais mobilidade, conforto e qualidade de vida”, afirmou o governador.

Com 97% de execução e já na fase de acabamento, a estação Vereador José Diniz foi a primeira do roteiro. O local conta com todas as seis escadas rolantes, três elevadores e comunicação visual, bloqueios (catracas), monitores de informações aos passageiros e portas de plataforma. Além das atividades de acabamento em curso, como o paisagismo da área externa, a estação também recebe trabalhos de finalização e testes de sistemas.

O percurso incluiu a estação Washington Luís, que atingiu 85% de avanço nas obras civis, já com portas de plataforma instaladas e contando com atividades para a colocação de comunicação visual e montagem de sistemas, que inclui todos os quatro elevadores e oito escadas rolantes já instalados. Ela será um dos principais acessos para passageiros vindos de outras regiões da cidade e fica anexo ao Pátio Água Espraiada. O local que vai abrigar as oficinas de manutenção alcançou 88% de execução das obras.

O trajeto entre essas estações foi feito a bordo de um dos cinco trens já entregues, fabricado na China pela empresa BYD. A composição fez o percurso totalmente movida à bateria, que permite autonomia de até 8 km e é uma das inovações neste projeto que compreende 14 trens, dos quais seis já estão no Brasil, sendo um recém-chegado ao Porto de Santos.

Ao todo, a nova linha que vai conectar o aeroporto de Congonhas à rede sobre trilhos da capital paulista está com 96% das obras concluídas, com as estações entrando em fase de testes e acabamentos – como a estação Vila Cordeiro, por exemplo, que também já iniciou as atividades de paisagismos dos acessos.

A Linha 17-Ouro vai beneficiar mais de 93 mil passageiros por dia ao conectar o aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda, com oito estações e 6,7 km de extensão operacional. O novo monotrilho vai contribuir para a redução do tempo de deslocamento da população ao fortalecer a integração com outros modais de transporte.

Fonte: https://www.agenciasp.sp.gov.br/governo-de-sp-avanca-mais-de-90-em-obras-da-linha-17-ouro/

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Related articles

Aplicativo de startup apoiada pelo PIPE é premiado pela Embratur

Desenvolvido pela Fubá Educação Ambiental, o app BoRa busca promover o turismo sustentável e a educação ambiental Agência FAPESP...

Turismo nacional resiste às pressões externas e mantém trajetória positiva

Carta Setorial de junho analisa os desdobramentos da guerra no Irã, o avanço das viagens corporativas, o desempenho...

Empresas optantes pelo Simples Nacional possuem maior nível de conformidade tributária, aponta Receita Federal

Grau de conformidade tributária dos pequenos negócios é bem maior que o de empresas não optantes As empresas optantes...

Brasil passará a exportar novos produtos para China e Panamá

Aberturas de mercado são para polpas de frutas e frutas congeladas, além de sementes de coco e de...