Governo de SP investe R$ 253 milhões em desassoreamento de rios em 160 cidades para melhorar resiliência hídrica no estado

Date:

Share post:

Programa Rios Vivos já revitalizou 318 cursos d’água, removendo quase 4 milhões de m³ de sedimentos

O Governo de São Paulo investiu R$ 253 milhões em desassoreamento de rios em 160 cidades de todas as regiões do estado, fortalecendo a resiliência hídrica na região com a retirada de 3,969 milhões de m³ de sedimentos.

As melhorias foram realizadas através do programa Rios Vivos, da SP Águas, agência de de águas de São Paulo, ligada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo. O programa opera em conjunto com as prefeituras, que aderem à iniciativa e ficam responsáveis pelo licenciamento ambiental, destino dos resíduos e manutenção das áreas recuperadas.

“O Programa Rios Vivos reforça o compromisso do Estado com a gestão responsável dos nossos recursos naturais”, disse a diretora-presidente da SP Águas, Camila Viana. “O desassoreamento é uma etapa fundamental para ampliar a capacidade de vazão dos rios, reduzir riscos de enchentes e garantir maior segurança hídrica para a população. Cada trecho recuperado fortalece a resiliência dos nossos sistemas hídricos e prepara o Estado para enfrentar períodos de estiagem e eventos climáticos extremos.”

O desassoreamento é uma das principais medidas de enfrentamento à escassez hídrica. Nos rios, ele aumenta a capacidade de escoamento da água, favorecendo o recebimento das contribuições dos mananciais. Nos reservatórios de abastecimento público, amplia o volume útil de armazenamento, garantindo mais água disponível para os períodos de estiagem.

Assim, o desassoreamento reforça a disponibilidade hídrica e a segurança do abastecimento da população, sendo um eixo central das ações do Governo do Estado e da SP Águas no combate à crise hídrica.

O programa Rios Vivos atua em diversas regiões do Estado, promovendo ações de desassoreamento, limpeza e recuperação dos cursos d’água. Além disso, o programa melhora a fluidez e o escoamento superficial das águas, restaura as condições naturais da biodiversidade aquática, recupera o curso normal dos rios e aumenta a disponibilidade de água para irrigação em áreas agrícolas impactadas pelo assoreamento.

Fonte: https://www.agenciasp.sp.gov.br/governo-de-sp-investe-r-253-milhoes-em-desassoreamento-de-rios-em-160-cidades-para-melhorar-resiliencia-hidrica-no-estado/

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Related articles

Governo de SP abre inscrições para missões internacionais do CreativeSP em 2026

Estado lança novo ciclo de seleção contínua para empresas e instituições que buscam expandir sua atuação no cenário...

Secretaria de Agricultura de SP celebra vencedores do Brasil Selection by Concours Mondial de Bruxelles

A cerimônia contou com palestras sobre o setor e a assinatura do termo de cooperação entre a SAA...

Delegação alemã busca parceiros para cooperação na área de energia renovável

Em reunião com a FAPESP, representantes do governo e de centros de pesquisa de universidades alemãs buscaram informações...

Governo devolve tributos a pequenas empresas exportadoras

O Programa Acredita Exportação garante a devolução de parte dos valores pagos ao longo da confecção dos produtos...