Além do aumento de cerca de 4% da quantidade de novas unidades e trabalhadores, faturamento registrado durante o 2º trimestre deste ano foi 10% maior do que no mesmo período de 2024
No segundo trimestre de 2025, Campinas registrou 2.743 unidades de franquias, número 4,22% maior do que as 2.632 do segundo trimestre de 2024. Tal cenário representou um aumento de 3,9% nos empregos. Entre os meses de abril e junho deste ano, foram 24.055 pessoas empregadas no setor, contra 23.153 registros no mesmo período do ano passado. Com relação ao faturamento, em Campinas o setor movimentou R$ 976.255.031,00 o que representa um aumento de 10,6% com relação aos R$ 882.713.057,00 faturados no segundo trimestre de 2024. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgados no último mês de setembro.
Em um shopping localizado no Jardim Ipaussurama em Campinas, Malio Tam, 39, contou que trabalhava junto com os pais em uma loja de utensílios domésticos no centro de Campinas até que em 2018 se tornou franqueado de uma marca que oferece a experiência de duelos utilizando armas de airsoft. “Quando decidi empreender em uma franquia pensei em algo que fugisse do padrão”, explicou sobre a escolha. Ele contou que o público que frequenta o estabelecimento é composto, normalmente, por pessoas da mesma família, que desejam se divertir juntos. “É comum vir toda a família, crianças, pais e avós.”
A rotatividade de público geralmente fica em torno de 500 pessoas por mês. Nas férias, a quantidade de clientes dobra. Além disso, a loja oferece um mix de produtos, como acessórios, armas de airsoft de variados modelos, itens de cutelaria, entre outros. “Esses produtos são um complemento importante para aumentar o faturamento”, revelou. Esse segmento de entretenimento e lazer, de acordo com a ABF, gerou um faturamento de R$ 6 milhões em Campinas no primeiro semestre de 2025, 6,24% a mais do que os R$ 5,7 milhões do mesmo período de 2024.
Responsável por uma franquia no ramo de alimentação, Sebastião Oscar Crespo, 47, trabalhou por 24 anos em uma multinacional fabricante de embalagens. “Comecei limpando o chão e cheguei a diretor-geral, cargo que ocupei por sete anos”, contou. Ele continuou os estudos enquanto trabalhava na multinacional e fez pós-graduação em administração empresarial com ênfase em marketing. Em 2014, em uma viagem à Itália, Crespo se interessou pelas maneiras diferentes que o café expresso era servido, especialmente no que é chamado de café sensorial, método que realça o aroma e sabor da bebida. A partir dessa experiência, Crespo começou a pesquisar franquias que poderia abrir em algum shopping da cidade, fato que se concretizou em 2017. Ele optou por uma franquia de nível nacional, por entender que o suporte Segmento representa 70% das operações de vendas em um shopping para o franqueado seria melhor. “A parceria deu tão certo que em 2020 recebi o convite do shopping para abrir uma segunda unidade do café.”
Crespo analisou que o período da pandemia foi muito delicado, quando, além do movimento, perdeu 90% do estoque. Mesmo com a situação, conseguiu manter os funcionários, Passado esse período complicado, as duas lojas voltaram a prosperar. “Conseguimos refazer nosso estoque e contratar mais funcionários.” Ao todo, as duas lojas contam com sete colaboradores, seis deles jovens aprendizes. Para o franqueado, contratar jovens em início de carreira é fundamental para a formação de novos profissionais. Nas unidades, eles aprendem todas as operações, do serviço de atendimento à gestão do caixa. “Conseguimos efetivar aqueles que desempenham um bom trabalho. Depois eles conseguem outras oportunidades no mercado, já com uma boa experiência.”
Crespo percebeu um crescimento do consumo neste ano em relação ao ano passado. De acordo com ele, o público atual no dia a dia gira em torno de 120 pessoas por dias, somando as duas lojas. “De final de semana esse movimento mais que dobra”, acrescentou. De acordo com a ABF, o segmento de alimentação cresceu 2,14% em Campinas entre o primeiro semestre de 2024 e 2025, passando de um faturamento de R$ 280,9 milhões, para R$ 286,9 mi no período.
Segundo a administração do shopping, em 2025 as franquias são responsáveis por 70% das operações de vendas do empreendimento, índice que aumentou desde 2024, quando elas respondiam por 55%.O crescimento das franquias na cidade acompanha a tendência nacional de expansão e maturidade do setor, com destaque para segmentos como alimentação, vestuário e cosméticos. Dentro desse cenário, o shopping afirmou que as franquias são importantes para a fidelização da clientela, que, de acordo com o perfil de compras dessa região de Campinas, busca conveniência, variedade e boas opções de preço.
De acordo com os dados da ABF, todos os segmentos analisados apresentaram desempenho positivo em Campinas comparando o primeiro semestre de 2024 com o mesmo período de 2025. Proporcionalmente, as principais variações positivas foram em saúde, beleza e bemestar, com um aumento de 19,25%, saindo de um faturamento de R$ 364,8 milhões para R$ 435 milhões; hotelaria e turismo, 12,71%, passando de R$ 101,2 milhões para R$ 114,1 milhões; e limpeza e conservação, 12,02%, que aumentou de R$ 17,9 milhões para R$ 20 milhões.
PANORAMA
No país, de acordo com o levantamento, o setor de franquias registrou aumento de 14,2% no faturamento no segundo trimestre deste ano com relação ao mesmo período de 2024, atingindo R$ 69,9 bilhões. Neste cenário, o setor brasileiro de franquias ultrapassou o número de 200 mil operações em funcionamento. Na comparação entre os períodos, o segundo trimestre deste ano apresentou um crescimento de 7.449 novas operações. Entre locais que abriram e fecharam, o saldo é positivo em 2,3%. O estudo apontou que o setor foi responsável por 1,7 milhão de empregos diretos. Para Tom Moreira Leite, presidente da ABF, o setor de franquias é fundamental para a capacitação de milhares de jovens, especialmente daqueles que buscam um primeiro emprego. “Além de capacitar e treinar a mão de obra, as marcas também exercem papel fundamental na formação dos empreendedores de primeira viagem.”
De acordo com o relatório da ABF, no Brasil, todos os segmentos apresentaram aumento no faturamento no comparativo com o segundo trimestre do ano passado. O segmento de alimentação, comercialização e distribuição aumentou 44%, impulsionado principalmente pelas vendas relacionadas à Páscoa, com o aumento no consumo de chocolates. Além disso, a ABF identificou o fortalecimento dos mercados autônomos, lojas de conveniência e cafeterias como Alessandro Torres Faturamento das franquias de entretenimento e lazer aumentou 6,24% no 1º semestre de 2025 em relação à 2024; “Quando decidi empreender em uma franquia pensei em algo que fugisse do padrão”, explicou Malio Tam, responsável por uma unidade franqueada cujo foco são armas de airsoft impulsionadores do resultado obtido.
O segmento de entretenimento e lazer cresceu 15,7%, refletindo o aumento de renda real das famílias, pelas vendas digitais e atividades indoor, como espaços de lazer oferecidos por shoppings centers. O aumento dos serviços de lavanderias de autoatendimento impulsionou o crescimento de 15,4% para o segmento de limpeza e conservação. Na sequência, também se destacaram os segmentos de food service, 14,2%, saúde, beleza e bem-estar, 12,5%, serviços e outros negócios, 11,5%, e serviços automotivos, 11,4% de crescimento.
Ainda segundo o estudo, os multifranqueados, que são os empresários donos de duas ou mais operações, continuam em ascensão nas empresas franqueadoras. 88% das marcas franqueadas que participaram do levantamento contam com multifranqueados em suas redes. Entre os períodos analisados, o crescimento da participação de franqueados multimarcas saltou de 51% para 62%.