Brasil bate pela 1ª vez marca de 5 milhões de barris de petróleo e gás

Date:

Share post:

O Brasil superou em julho, pela primeira vez na história, a marca de 5 milhões de barris de petróleo e gás natural produzidos por dia. O recorde de 5,160 milhões foi divulgado nesta segunda-feira (1º) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), órgão regulador da indústria de óleo e gás.

Em relação somente ao petróleo, o boletim mensal da ANP aponta que a produção no mês foi de 3,959 milhões de barris diários, aumento de 5,4% ante junho e de 22,5% perante julho de 2024.

Já a produção de gás natural em julho foi de 190,89 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), expansão de 5,1% ante junho e de 26,1% na comparação com julho de 2024.

A produção nos campos do pré-sal respondeu em julho por 79,1% do total, atingindo 4,077 milhões de barris por dia. Esse volume representa alta de 5,6% em relação ao mês anterior e de 24,2% ante julho de 2024.

O óleo e o gás do pré-sal foram extraídos de 169 poços. O campo mais produtivo é o de Tupi, na Bacia de Santos. De lá saíram praticamente 800 ml barris por dia de petróleo.

Em termos individuais, a plataforma que mais contribuiu para o recorde do mês foi o FPSO (navio-plataforma) Guanabara, na jazida compartilhada de Mero, também na Bacia de Santos, com 184,3 mil barris de petróleo diários.

 

Origem da produção

A ANP explica que as variações no volume de produção são causadas por fatores como paradas programadas de plataformas para manutenção, entrada em operação de poços, parada de poços para manutenção ou limpeza, início de instalação de plataformas, entre outros.

De todo o petróleo produzido no Brasil em julho, 97,7% vêm de campos marítimos. Em relação ao gás natural, 86,1% vêm dos mares.

A Petrobras, sozinha ou em consórcio com outras empresas, é responsável por 89,78% do total de petróleo e gás natural produzidos.

O Rio de Janeiro é o principal estado produtor, com 88% do petróleo nacional e 77% do gás natural.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), que representa empresas do setor, o Brasil é o 8º maior produtor de petróleo no mundo. Os cinco maiores produtores – Estados Unidos, Rússia, Arábia Saudita, Canadá e Irã – são responsáveis por metade da produção mundial.

 

Queima de gás

Em termos de aproveitamento de gás, a ANP informa que atingiu a marca de 97,1%, ou seja, menos de 3% do gás proveniente dos poços é queimado na atmosfera. A maior parte (54%) é reinjetada nos poços, 33% são disponibilizados ao mercado e 10% são utilizados como fonte de energia pelas próprias plataformas.

 

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2025-09/brasil-bate-pela-1a-vez-marca-de-5-milhoes-de-barris-de-petroleo-e-gas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Related articles

Agro paulista exporta US$ 4,14 bilhões para a União Europeia em 2025

Expectativa para 2026 é de crescimento acima dos 5% registrados nos últimos 12 meses a partir do acordo...

Abertura de empresas cresce 10% no estado de São Paulo em 2025

Dados mais altos da série histórica iniciada em 1998 confirmam a tendência de crescimento consistente e reforçam o...

Porto de São Sebastião completa 71 anos com retomada e melhor resultado em cinco anos

Receita recorde, diversificação de cargas e novos acessos rodoviários recolocam o terminal na estratégia logística paulista Reconhecida como uma...

Acordo Mercosul-UE tem cotas e salvaguardas para as montadoras

Objetivo é proteger a indústria nacional de eventuais danos à produção local, explica consultor da BMJ A Abeifa aproveitou...