Benefício, que pode chegar a 60%, será aplicado a partir de sexta-feira e leva em conta critérios de sustentabilidade e número de passageiros
A Autoridade Portuária de Santos (APS) renovou os descontos nas tarifas para navios verdes e de cruzeiros. Os abatimentos, que podem chegar a 60%, entrarão em vigor na próxima sexta-feira (17), quando termina o benefício dado em 2024, por um ano. O abatimento incide sobre a Tabela III (infraestrutura operacional ou terrestre).
Os descontos são destinados a embarcações cargueiras que atingirem boa pontuação no Índice de Eficiência e Sustentabilidade Portuária (IESP), que avalia a regularidade contratual, operacional e aspectos de sustentabilidade das operações no complexo portuário.
Já a concessão do benefício para navios de cruzeiros está relacionada ao número de passageiros por armador. O desconto tarifário varia de 10% a 60%, conforme a quantidade de passageiros, com o maior desconto aplicado a armadores que transportarem mais de 700 mil passageiros.
O desconto será aplicado provisoriamente com base nas previsões fornecidas pelos armadores e ajustado ao final da temporada, com os dados efetivos.
Navios cargueiros verdes e transatlânticos são beneficiados com descontos em tarifas no Porto de Santos desde dezembro de 2023.