Estrutura em Caraguatatuba fará triagem de até 150 veículos simultâneos e oferecerá pontos de apoio aos motoristas
A Companhia Docas de São Sebastião (CDSS) credenciou o primeiro Pátio de Triagem para organizar a chegada de caminhões ao Porto de São Sebastião. A Área de Apoio Logístico Portuário (AALP) foi autorizada por portaria publicada no Diário Oficial do Estado. O espaço será instalado no bairro Pontal de Santa Marina, em Caraguatatuba, no litoral Norte paulista, e deve iniciar operações até o fim de outubro.
Batizado de Centro de Triagem Serramar, o local terá capacidade para receber até 150 veículos simultâneos. A passagem pela AALP será obrigatória e todos os caminhões com acesso autorizado ao Porto precisarão ser agendados previamente e triados no pátio. O objetivo é reduzir congestionamentos e o tempo de espera nas vias urbanas, aumentar a previsibilidade logística e contribuir para a diminuição da emissão de poluentes.
“Estamos promovendo uma mudança importante na forma como os veículos chegam ao Porto de São Sebastião. Com as Áreas de Apoio Logístico, vamos organizar a entrada de caminhões, dar mais previsibilidade às operações e, ao mesmo tempo, oferecer mais conforto aos caminhoneiros e reduzir impactos ambientais”, afirmou Ernesto Sampaio, presidente do Porto de São Sebastião.
A nova estrutura terá estacionamento e pontos de apoio, como banheiros, refeitório e área de descanso, garantindo conforto e segurança para os caminhoneiros. Além disso, a CDSS manterá fiscalização contínua no local para garantir que os serviços funcionem de acordo com as exigências do edital de credenciamento. A portaria que autorizou o funcionamento também prevê que uma Comissão Especial poderá solicitar ajustes e adequações sempre que necessário.
O Porto
Vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), o Porto de São Sebastião tem intensificado ações de modernização e sustentabilidade. Uma área do porto passará por arrendamento em 2026, o que ampliará sua capacidade de movimentação para 4,3 milhões de toneladas por ano. Nesse contexto, a implantação da AALP reforça o planejamento estratégico do porto.
A medida também está alinhada às metas de sustentabilidade do terminal. Ao reduzir o tempo de espera dos caminhões em áreas urbanas, a iniciativa contribui para a diminuição do consumo de combustível e da emissão de gases de efeito estufa. Além disso, os motoristas terão acesso a melhores condições de descanso, um local seguro para estacionar os veículos, com infraestrutura de apoio, o que melhora a qualidade do trabalho no transporte rodoviário de cargas.