SP é líder em atrações certificadas ligadas ao turismo de aventura

Date:

Share post:

Com práticas de gestão da segurança baseadas em Normas Técnicas internacionais, empresas paulistas avançam na certificação de suas atividades

São Paulo se tornou o estado com o maior número de empresas de turismo de aventura certificadas no padrão Inmetro, de acordo com dados da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Cerca de 70% das empresas brasileiras certificadas na aplicação da Norma Tecnica ABNT ISO 21101 – Sistema de Gestão da Segurança são paulistas.

“Nosso estado lidera um movimento nacional de segurança em experiências ligadas ao turismo de natureza, um dos segmentos que mais cresce no país”, afirma o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP. “A certificação oferece atividades mais seguras para turistas e profissionais, ganhos de imagem para as empresas e destinos, além vantagens competitivas para aos negócios”, diz.

São inúmeras atrações turísticas, como tirolesa, rapel, rafting, arvorismo, passeios de jipe, trilhas e mergulhos, que envolvem, muitas vezes, a manutenção de equipamentos de segurança, treinamento de equipes e uma série de procedimentos para minimizar os riscos e evitar acidentes. “Liderado por São Paulo, iniciamos um movimento muito importante em direção à diversão cada vez mais segura, diz Luiz Del Vigna, diretor executivo da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta).

O movimento foi impulsionado pelo programa SP Ecoaventura, liderado pela Setur-SP, em parceria do Sebrae e a Abeta. Ao longo dos últimos anos, foram sensibilizando mais de 600 gestores públicos e privados, como o empreendedor Rafael Sá, sócio da Pro High Adventure, que atende grandes parques de aventura do país. Segundo Sá, ao adotar novas práticas aos padrões de segurança, ele acrescentou segurança não só aos clientes, mas também aos seus próprios funcionários.

A certificação também leva a uma busca contínua por mais e mais segurança, segundo Shirley Mika, responsável pela operação do EcoPark Lago Suspenso, uma caverna com rapel, flutuação e escalada, em Iporanga, no Vale do Ribeira. Shirley conta que conseguiu a certificação há pouco mais de um mês, após um processo longo de muita dedicação. Ela afirma que os procedimentos precisam ser revisitados anualmente, o que tem gerado um avanço progressivo em qualidade e sustentabilidade.

Fonte: https://www.turismo.sp.gov.br/sp-e-lider-em-atracoes-certificadas-ligadas-ao-turismo-de-aventura

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Related articles

Governo de SP abre inscrições para missões internacionais do CreativeSP em 2026

Estado lança novo ciclo de seleção contínua para empresas e instituições que buscam expandir sua atuação no cenário...

Secretaria de Agricultura de SP celebra vencedores do Brasil Selection by Concours Mondial de Bruxelles

A cerimônia contou com palestras sobre o setor e a assinatura do termo de cooperação entre a SAA...

Delegação alemã busca parceiros para cooperação na área de energia renovável

Em reunião com a FAPESP, representantes do governo e de centros de pesquisa de universidades alemãs buscaram informações...

Governo devolve tributos a pequenas empresas exportadoras

O Programa Acredita Exportação garante a devolução de parte dos valores pagos ao longo da confecção dos produtos...