Dragagem no Porto de São Sebastião avança 40% e deve ser concluída em outubro

Date:

Share post:

Obra já retirou 22 mil metros cúbicos de sedimentos e garante mais segurança, eficiência e previsibilidade nas operações portuárias

O Porto de São Sebastião avança na dragagem de manutenção do berço 101, uma obra essencial para a operação eficiente do terminal portuário. Com conclusão prevista para outubro, a intervenção já retirou cerca de 22 mil metros cúbicos de sedimentos, correspondendo a 40% do volume total previsto. A draga opera 24 horas por dia, realizando aproximadamente 10 ciclos diários, mantendo o ritmo acelerado da obra.

O objetivo da dragagem é restabelecer a profundidade operacional mínima de 10 metros no berço de atracação, garantindo mais segurança e previsibilidade nas operações. A obra é conduzida pela Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), cumprindo todas as exigências ambientais vigentes.

Segundo o presidente da CDSS, Ernesto Sampaio, a intervenção é estratégica para o Porto. “Com a dragagem, mantemos o terminal em plenas condições de atender à demanda com eficiência, segurança e responsabilidade ambiental”, destacou.

Os sedimentos retirados são depositados no Dique de Contenção, área interna ao Porto destinada exclusivamente a esse material. A prática é sustentável, pois recebe apenas sedimentos de boa qualidade, sem contaminação, os quais podem ser reaproveitados.

A dragagem de manutenção é necessária devido ao assoreamento natural provocado por chuvas, ventos, correntes marítimas e movimentação de navios. A intervenção garante que o Porto de São Sebastião mantenha condições estratégicas para o escoamento de cargas do Litoral Norte e assegura a plena utilização de seu berço de atracação.

Operações portuárias em destaque

No primeiro semestre de 2025, a autoridade portuária de São Sebastião movimentou 858 mil toneladas de cargas. Em julho, o berço principal atingiu 97% de ocupação, com 166 mil toneladas, o maior volume para o mês desde 2018. Entre os produtos mais transportados estão açúcar a granel e barrilha. Excepcionalmente em julho, também houve movimentação de trigo, carga não habitual no terminal.

Fonte: https://semil.sp.gov.br/2025/09/dragagem-no-porto-de-sao-sebastiao-avanca-40-e-deve-ser-concluida-em-outubro/

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Related articles

MRS opera 1º trem no novo terminal intermodal de açúcar, em Pederneiras/SP

A MRS Logística deu início ao transporte ferroviário de açúcar a partir do novo terminal intermodal da Louis...

Piracicaba integra Guia de Mototurismo do Estado de São Paulo

Piracicaba está entre as 57 cidades que integram o recém-lançado Guia de Mototurismo do Estado de São Paulo....

Concessão de rodovias do Litoral Paulista tem investimentos de R$ 264 milhões em 10 meses de operação

Os investimentos iniciais são requisitos para a operação dos pórticos inteligentes de cobrança ‘Siga Fácil’ e têm foco...

Turismo rural avança com premiação internacional de queijos paulistas

Dos dez queijos brasileiros agraciados com medalha de ouro em Mundial da França, quatro são paulistas O estado de...