Governo de SP amplia sistema de informações geoespaciais em áreas de atividade mineral no estado

Date:

Share post:

Integração reforça o planejamento territorial, apoia os municípios e evidencia a importância da mineração para o desenvolvimento socioeconômico sustentável

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo (Semil), por meio da Subsecretaria de Energia e Mineração, incorporou ao DataGEO (sistema estadual de informações geoespaciais) o Zoneamento Minerário da Baixada Santista, Vale do Ribeira e Alto Paranapanema. A integração amplia a base territorial unificada disponível na plataforma e fortalece o planejamento dos municípios, evidenciando a relevância da mineração para o desenvolvimento socioeconômico regional.

Os zoneamentos minerários classificam as áreas de acordo com seu potencial para a atividade mineral — zonas bloqueadas, controladas ou livres para exploração. Além de indicar possibilidades de uso, eles oferecem subsídios técnicos para que os municípios incorporem critérios de sustentabilidade em seus planos diretores. Os zoneamentos são obtidos por meio de estudos de Ordenamento Territorial Geomineiro (OTGM), elaborados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), em parceria com a Semil.

“Ao inserir esses zoneamentos no DataGEO, São Paulo amplia a transparência e cria uma referência de planejamento territorial para o setor mineral”, afirmou Lilia Sant’Agostino, diretora de Mineração da Subsecretaria de Energia e Mineração da Semil.

Lilia ainda explica que a Semil desenvolve os OTGMs com o objetivo de promover a inserção da atividade de mineração no ordenamento territorial dos municípios e nos planos regionais de desenvolvimento econômico e de preservação ambiental. “Essa medida consolida uma visão integrada, que alia desenvolvimento econômico, preservação ambiental e uso responsável do território em duas regiões estratégicas do estado”, afirmou a diretora.

Acesse aqui o zoneamento minerário do Vale do Ribeira e Alto Paranapanema.

Acesse aqui o zoneamento minerário da Baixada Santista.

DataGEO

Criada em 2014, a plataforma tem a missão de conectar informações ambientais com transparência, promovendo o uso responsável dos recursos naturais e apoiando a tomada de decisões estratégicas.

Desenvolvido para ser um canal direto de acesso a informações ambientais, o DataGEO está disponível ao público.

Desde a sua criação, a plataforma se consolidou como uma referência em inteligência geográfica e soluções digitais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável no estado de São Paulo. Mensalmente, o portal atinge uma média de 15 milhões de requisições de dados, demonstrando seu papel fundamental como fonte de dados essenciais.

Fonte: https://www.agenciasp.sp.gov.br/datageo-com-zoneamentos-minerarios/

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Related articles

MRS opera 1º trem no novo terminal intermodal de açúcar, em Pederneiras/SP

A MRS Logística deu início ao transporte ferroviário de açúcar a partir do novo terminal intermodal da Louis...

Piracicaba integra Guia de Mototurismo do Estado de São Paulo

Piracicaba está entre as 57 cidades que integram o recém-lançado Guia de Mototurismo do Estado de São Paulo....

Concessão de rodovias do Litoral Paulista tem investimentos de R$ 264 milhões em 10 meses de operação

Os investimentos iniciais são requisitos para a operação dos pórticos inteligentes de cobrança ‘Siga Fácil’ e têm foco...

Turismo rural avança com premiação internacional de queijos paulistas

Dos dez queijos brasileiros agraciados com medalha de ouro em Mundial da França, quatro são paulistas O estado de...