Mais de 160 mercadinhos são abertos por dia no Brasil

Date:

Share post:

Dados são do primeiro semestre deste ano. Número de abertura de empresas do setor acompanha o crescimento do consumo nos lares brasileiros

Minimercado, mercadinho, mercearia, armazém ou bodega. Independentemente de como são chamados em cada região do país, os estabelecimentos que revendem produtos alimentícios em bairros e pequenas cidades estão em alta. Somente no primeiro semestre deste ano, foram abertos mais de 29 mil desses pequenos negócios — o que representa 162 CNPJs registrados por dia ou quase sete novas lojas a cada hora.

Um dos fatores que impulsionam esse avanço é a geração de empregos e de renda no país, em que micro e pequenas empresas respondem por mais de 60% das contratações. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o crescimento na abertura de empresas foi 8,5% superior (27,1 mil em 2024).

Os dados fazem parte de um levantamento do Sebrae a partir do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal. A pesquisa também aponta que 70% desses pequenos negócios estão registrados como microempreendedores individuais (MEI).

A analista de Competitividade do Sebrae, Jane Blandina da Costa, avalia positivamente o momento de expansão do setor. “Mostra que os brasileiros estão aproveitando esse cenário econômico e o nível de emprego para empreender. Os negócios de bairro são fundamentais porque movimentam a economia local, geram renda complementar para as famílias e aproximam o consumidor de soluções rápidas e acessíveis”, analisa.

Dicas para o empreendedor

Para manter o faturamento em alta, Jane Blandina separou algumas orientações importantes para esse modelo de negócio:

Gestão

Não tem para onde fugir: o sucesso passa por uma gestão financeira simples e organizada. A primeira recomendação é separar as contas da empresa das contas pessoais e acompanhar de perto as entradas e saídas do mercadinho. “Isso dá clareza e evita surpresas no caixa”, aponta a analista.

Conhecimento

Os mercadinhos prosperam quando o empreendedor entende o perfil do consumidor local. “É importante observar hábitos, preferências e ouvir sugestões. Isso ajuda a ajustar o mix de produtos oferecidos”, diz.

Digitalização

O celular e as tecnologias podem ser grandes aliados dos pequenos negócios. Ferramentas de delivery, grupos de WhatsApp e redes sociais ajudam a aumentar as vendas e fidelizar os clientes. “Pequenas ações digitais ampliam o alcance e mantêm a competitividade”, ressalta Jane Blandina.

Fonte: https://agenciasebrae.com.br/economia-e-politica/mais-de-160-mercadinhos-sao-abertos-por-dia-no-brasil/

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Related articles

MRS opera 1º trem no novo terminal intermodal de açúcar, em Pederneiras/SP

A MRS Logística deu início ao transporte ferroviário de açúcar a partir do novo terminal intermodal da Louis...

Piracicaba integra Guia de Mototurismo do Estado de São Paulo

Piracicaba está entre as 57 cidades que integram o recém-lançado Guia de Mototurismo do Estado de São Paulo....

Concessão de rodovias do Litoral Paulista tem investimentos de R$ 264 milhões em 10 meses de operação

Os investimentos iniciais são requisitos para a operação dos pórticos inteligentes de cobrança ‘Siga Fácil’ e têm foco...

Turismo rural avança com premiação internacional de queijos paulistas

Dos dez queijos brasileiros agraciados com medalha de ouro em Mundial da França, quatro são paulistas O estado de...