São Paulo avança com plano integrado de irrigação e marca presença no IrrigaShow 2025

Date:

Share post:

Secretaria de Agricultura de SP apresentou iniciativas voltadas à ampliação da agricultura irrigada e os benefícios aos produtores e consumidores

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo participou, nesta quarta-feira (10), da abertura da 13ª edição do Irrigashow, realizada no distrito de Holambra II, em Paranapanema, no interior paulista. O evento, considerado o maior encontro de irrigação do Estado, reúne até sexta-feira (12) produtores, técnicos, empresas e instituições ligadas ao setor.

O secretário de Agricultura, Guilherme Piai, esteve presente na cerimônia de abertura e percorreu os estandes da feira, reforçando a prioridade do Governo de São Paulo em promover soluções de irrigação sustentável e eficiência hídrica.

“A ampliação da irrigação é um investimento que São Paulo vê como estratégico para o futuro do agro paulista. Lavoura irrigada é a garantia de alimentos na mesa o ano inteiro e a segurança do produtor em manter sua renda e sustentabilidade financeira”, comentou o secretário.

Durante a abertura, o secretário destacou o Irriga+SP, linha de crédito criada por meio da parceria entre o Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP) e a Desenvolve SP. Desde seu lançamento, a linha já soma 34 operações contratadas, totalizando R$ 30 milhões em investimentos voltados a projetos de infraestrutura de irrigação sustentável. A linha oferece condições diferenciadas, taxas entre 4,81% e 9,87% ao ano, prazos de até 60 meses e carência de até 18 meses, com possibilidade de financiamento de até R$ 5 milhões por produtor. Recentemente, o limite de área para adesão foi ampliado para propriedades de até 1.000 hectares, ampliando o alcance do programa.

Modernização regulatória

Presente na cerimônia, a diretora-presidente da SP Águas, Camila Viana, reuniu-se com o secretário durante a feira. A iniciativa reforça o alinhamento institucional para a criação de estratégias de modernização no uso da água na agricultura, conciliando eficiência hídrica, preservação dos recursos naturais e expansão sustentável da irrigação.

“A presença da SP Águas no Irrigashow reforça o compromisso da agência de dialogar com os setores usuários e trabalhar ao lado da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e dos produtores rurais na construção de uma regulação que permita o desenvolvimento sustentável da irrigação com a preservação dos recursos hídricos”, afirma Camila.

Durante toda a feira, técnicos da CATI (Diretoria de Assistência Técnica Integral) atenderão os produtores com informações sobre o acesso ao crédito, Cadastro Ambiental Rural (CAR), vendas de mudas nativas e projetos institucionais da diretoria.

Sobre a evento

Em 2025, o IrrigaShow reúne mais de 80 expositores com máquinas, equipamentos, serviços financeiros e soluções tecnológicas que apoiam a sustentabilidade e a competitividade da agricultura irrigada. O evento consolida-se como ponto de encontro para debates sobre segurança hídrica e inovação produtiva, pilares da agenda agrícola de São Paulo.

Fonte: https://agricultura.sp.gov.br/arquivos/13030

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Related articles

Aplicativo de startup apoiada pelo PIPE é premiado pela Embratur

Desenvolvido pela Fubá Educação Ambiental, o app BoRa busca promover o turismo sustentável e a educação ambiental Agência FAPESP...

Turismo nacional resiste às pressões externas e mantém trajetória positiva

Carta Setorial de junho analisa os desdobramentos da guerra no Irã, o avanço das viagens corporativas, o desempenho...

Empresas optantes pelo Simples Nacional possuem maior nível de conformidade tributária, aponta Receita Federal

Grau de conformidade tributária dos pequenos negócios é bem maior que o de empresas não optantes As empresas optantes...

Brasil passará a exportar novos produtos para China e Panamá

Aberturas de mercado são para polpas de frutas e frutas congeladas, além de sementes de coco e de...