Sorocaba e região avançam na geração de empregos formais

Date:

Share post:

Município ficou entre os 15 com melhor saldo do estado; São Roque, Itu e Votorantim também tiveram desempenho positivo

Sorocaba voltou a registrar saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada em agosto, segundo dados da Fundação Seade, com base nas informações do Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O levantamento mostra que Sorocaba criou 638 novas vagas formais no mês e ficou entre os 15 municípios paulistas com melhor desempenho.

Outros municípios da Região Metropolitana de Sorocaba também tiveram bons índices. A cidade de São Roque, com 741 postos criados, aparece logo à frente, e Itu, com 261 vagas, também figura entre as 50 cidades com maior saldo. Votorantim não entrou no ranking mensal, mas apresentou crescimento no acumulado de 12 meses, com 1.296 novos empregos formais.

Os números refletem o momento da economia paulista, que criou 45 mil empregos com carteira assinada em agosto — o equivalente a mais de 1,4 mil novas vagas por dia. O resultado é fruto de 706 mil admissões e 661 mil desligamentos, elevando o estoque de empregos formais do estado para 14,8 milhões.

No acumulado de janeiro a agosto, São Paulo soma 437 mil novas vagas, o que representa 29% de todos os empregos criados no país no período.

O setor de Serviços foi o principal responsável pelo saldo positivo, com 228 mil novas contratações, seguido pela Indústria (73 mil), Comércio (50 mil), Construção (47 mil) e Agricultura (38 mil).

Em 12 meses, Sorocaba também se mantém entre as cidades que mais geraram postos de trabalho em todo o estado, com 8.564 vagas criadas. Itu aparece com 1.343, e Votorantim, com 1.296.

O levantamento da Fundação Seade aponta ainda que São Paulo teve, em agosto, o maior salário médio de admissão do país, no valor de R$ 2.612,69, reforçando o peso da economia paulista na geração de empregos formais e na atração de investimentos.

Fonte: https://www.jornalcruzeiro.com.br/sorocaba/noticias/2025/10/753096-sorocaba-e-regiao-avancam-na-geracao-de-empregos-formais.html

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Related articles

Governo de São Paulo anuncia empresas selecionadas para representar o estado no Ventana Sur 2025, por meio do CreativeSP

O Governo de São Paulo selecionou dez empresas para participar da comitiva para o Ventana Sur, um dos...

Portal Trampolim oferece 3,2 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos no estado de São Paulo

Inscrições estão abertas até o dia 23 de novembro e devem ser feitas pelo site www.trampolim.sp.gov.br O final do...

Tecnologias podem zerar, e até negativar, a pegada de carbono do etanol brasileiro

Etanol brasileiro pode ter pegada de carbono negativa com novas tecnologias, indica estudo da Embrapa e Unicamp. Integração de...

Temporada de Cruzeiros deve gerar movimentação financeira de R$ 2,5 bilhões para o Estado

Mais de 670 mil viajantes devem embarcar em roteiros pelo país, segundo a Clia Brasil A temporada de cruzeiros...