Ocupação dos meios de hospedagem está estimada em 62,5%, já antecipando a temporada de verão
Os municĂpios turĂsticos de SĂŁo Paulo estĂŁo animados com a chegada da primavera, de acordo com sondagem realizada pelo Centro de InteligĂŞncia da Economia do Turismo (CIET), ligado Ă Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SĂŁo Paulo (Setur-SP).
A maior parte deles (86%) declarou que a temporada de 2025 tende a ser melhor que a do ano passado por razões que incluem o planejamento de eventos e atrações turĂsticas para os prĂłximos trĂŞs meses (96%), investimentos em obras ou melhorias para o turista (92%) e ações de divulgação das tradições e cultura local (97%).
Os municĂpios tambĂ©m destacaram iniciativas de conscientização ambiental, comuns a 90% das cidades consultadas; alĂ©m de ações de mitigação do impacto do turismo sobre o meio ambiente, citada por 63% das cidades que responderam Ă sondagem. A ocupação dos meios de hospedagem deve atingir 62,5%, antecipando a temporada de verĂŁo.
“Temos um conjunto de ações do Governo de SĂŁo Paulo que fomenta o crescimento do fluxo turĂstico, entre elas, o investimento em obras de infraestrutura turĂstica, o apoio a eventos, iniciativas de qualificação e de valorização da gastronomia”, afirma o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP, ao destacar a ampla cadeia do turismo, que inclui mais de 50 setores, como transporte, meios de hospedagem, restaurantes e atrações culturais.
Os destinos turĂsticos tambĂ©m destacaram atividades para o perĂodo de setembro a novembro. O municĂpio de Capivari sugeriu o perĂodo para aproveitar as trilhas, parques e mirantes da cidade em sua Ă©poca mais colorida. Indaiatuba destacou o HQ Fest, um evento gratuito para fĂŁs de quadrinhos, e um festival de comida de boteco que acontece na cidade. Lagoinha citou sua Feira Literária, Laranjal Paulista, o 2Âş Fest Brink, e Piraju, a famosa Feira da Lua. Pra consultar as atrações dos municĂpios, clique aqui.

